:: Introdução ::

Quase todo computador já vem com um mouse da loja. De fato, o mouse se tornou obrigatório na computação moderna. Aqui você encontrará a história e a tecnologia dos mouses atuais, como escolher um bom mouse para seu tipo de trabalho e ver os tipos de mouses alternativos.

:: História do Mouse ::

O mouse que conhecemos hoje foi criado por Douglas Englebart no Instituto de Pesquisa Stanford em meados de 1964. Englebart foi responsável por inúmeros conceitos na computação, como o hypertext e o sistema “windowing” (que vem do Windows). O primeiro mouse do mundo era feito de madeira e era muito popular entre os grupos de pesquisadores isto porque era fácil manuseio e mais preciso do que os trackballs e joysticks que já haviam sido feitos. As canetas óticas e as mesas digitalizadoras sempre foram grandes competidores do mouse, mas nunca ganharam porque o mouse é mais popular e mais fácil de se utilizar.

 
Clique para Maximizar
O Primeiro Mouse do Mundo
Douglas Englebart<empty>   Em meados de 1979, Steve Jobs fez uma visita ao Centro de pesquisa Palo Alto da Xerox e viu muito dos equipamentos experimentais sendo testados, que eram criados nesse centro, incluindo muitos mouses. Por isso não existiu coincidência quando o primeiro computador popular fabricado em 1984 por Steve Jobs o Apple Macintosh já vinha com um mouse. Foi então que o mouse começou a se tornar popular. De fato, a Microsoft lançou o primeiro mouse em 1983, mas apenas após o lançamento do Windows o mause começou a ser usado em PC's.

:: Funcionamento do Mouse ::

O mouse mecânico:. funciona mediante o rastreamento de uma bolinha que gira dentro do mouse, conforme ele é aarastado. Se você olhar dentro do mouse poderá ver algo muito parecido com um diagrama dentro. A bolinha do mouse entra em contato com dois rolos, cada um se move para uma direção diferente. Quando o mouse se move sobre algo como um mousepad, ele manda as informações coletadas via sua porta serial para o sistema operacional, e com isso ele move a seta através da tela.

A simplicidade desse mecanismo de bolinha está em decadência. Os mouses óticos vieram para enterrar o mouse mecânico, que era muito sensível a sujeira, qualidade da superfície de uso, etc. Quantas vezes você ja nao teve de desmontar seu mouse mecânico e limpá-lo?

O mouse ótico usa uma luz de baixa intensidade (geralmente um LED vermelho) que fica sempre ativada, iluminando a superficie de arraste. Qualquer movimento mínimo é detetado pelo sensor que é enviado pela porta serial ou USB para computador.




:: Escolhendo um Mouse ::

Se você usa muito o computador no seu dia-a-dia, é provável que não demore para jogar seus mouses na lata do lixo. Os mouses que vem junto com computadores quando adquiridos, são em sua maioria muito ruins e em pouco tempo já estão indo para lata do lixo. Mesmo limpando com cuidado e tratando o mouse como um filho acontece o inevitável, o “falecimento” do mouse. Aqui você poderá ver como comprar um mouse.

Um fio comprido

Não compre um mouse com um fio curto. Os maioria dos fabricantes de mouse usam a medida de 2 metros, mas algumas marcas ruins vem com um fio curto e ruim de se usar.

Resolução

Resolução em um mouse é o pequeno movimento que mouse consegue distinguir, geralmente de um ponto por polegada. Conseqüentemente, um mouse de 300 dpi consegue detectar movimentos de 1/300th de uma polegada, enquanto o mouse de 525dpi consegue detectar movimentos de 1/525th de uma polegada. A maioria dos mouses modernos detectam de 350dpi e 600dpi, então quanto maior os dpi melhor vai ser a performance do mouse.

Número de botões

A maioria dos mouses para PCs tem dois botões, que são necessários para usar com o Windows, enquanto os mouses para Mac tem apenas um botão. Alguns mouses para PCs tem um terceiro botão entre os dois, ou além do terceiro temos mouses com uma “roda” que facilita a navegação nos softwares. Existem também alguns mouses com vários botões onde podemos gravar macros (Ex: Fazer um dos botões funcionar como control C(Cortar)e outro botão como control V(Colar)).

Interface

A interface seria que tipo de entrada o mouse tem, exemplo do USB, se você comprar um mouse USB e sua máquina apenas tiver entradas SERIAIS então você terá que comprar uma placa para entradas USB ou então trocar o mouse, esse é um cuidado principal para comprar um mouse novo.

Tamanho

Assim como com as roupas, você precisa comprar um mouse para o seu seu tamanho. Não escolha mouses que façam você esticar os seus dedos demais, o resultado de usar um mouse desse tipo por muito tempo causar tendinite. Escolha sempre mouses que encaixam na sua mão.

O Mouse Pad

A qualidade de um mouse pad pode mudar drasticamente o funcionamento do mesmo, isto porque alguns mouse pads contribuiem para a sujeira dentro dos mouses mecânicos assim prejudicando a performance do mouse. Um bom mouse pad é aquele que é fácil de se limpar e que deixe a bolinha do mouse andar facilmente sem travamentos.


:: Mouses Alternativos ::


Como os computadores estão difundidos em diversas áreas de trabalho, vários novos componentes são criados para ajudar em alguns trabalhos, aqui vai alguns deles:

 

Mesas digitalizadoras

As mesas digitalizadoras são mais usadas na área de desenho em geral, desde arquitetos até publicitários. Ela funciona como um “papel”, existe um dispositivo que é igual um pequeno caderno onde existe uma caneta que pode escrever sobre esse dispositivo e tudo que acontece na mesa vai para o programa que o computador está usando.

  Touchpads

Originalmente projetados para laptops, para os desktops são fabricados na maioria das vezes junto com o teclado como no laptops. O seu funcionamento depende apenas de um toque de dedo na sua superfície que quando arrasta-se o dedo a seta do Windows se move. O nome vem de TOUCH que em inglês quer dizer TOCAR por isso o nome.
 

Trackballs

O trackball foi inventado antes do mouse. Quando Douglas Englebart (Criador do mouse) pensou no mouse original, ele imaginou um o trackball de cabeça pra baixo. O TrackBall é bem mais difícil de se usar, e é muito usado por pessoas que precisam usar o computador mas estão com tendinite.

 




voltar





Nome:

e-mail:

Assunto:

Mensagem:



Museu do Computador

NASINDIQUE

Seu Nome

Seu E-mail

Nome do Amigo

E-mail do Amigo