História – Abaco

ÁBACO

O PRIMEIRO INSTRUMENTO DE CÁLCULO

O ábaco é um dos mais antigos dispositivos de cálculo conhecidos, tendo suas raízes nas civilizações antigas da Mesopotâmia, Egito, China e Grécia. As formas primitivas do ábaco datam de milhares de anos atrás e eram usadas para auxiliar no cálculo e na contagem. Os primeiros modelos consistiam em pedras ou conchas em fileiras de varas ou ranhuras.

TIPOS DE ÁBACOS

YUPANA

Ábaco da antiga civilização Inca
DATA: 1500 d.c

SOROBAN

Ábaco japonês muito popular mundialmente
DATA: 1300 d.c

QUIPU

Incas e seu ábaco de cordas 
DATA: 1500 d.c

ROMANO

Ábaco romano e também grego
DATA: 300 d.c

RUSSO

Ábaco usado na Russia
DATA: 1820 d.c

SALAMIS

Ábaco usado na Grécia antiga
DATA: 60 a.c

AFINAL

QUEM INVENTOU O ÁBACO?

A sua criação é um mistério devido ao modo de como foi criado. No passado, antes mesmo do ábaco ser o instrumento de cálculo que conhecemos hoje ele era utilizado de uma forma inusitada. Os povos antigos utilizavam pedras para realizar cálculos, com o tempo eles tinham tantos itens para calcular que teriam que carregar centenas de pedras para realizar uma transação comercial. Com esse problema eles começaram a desenhar no chão pequenas valas onde colocavam as pedras e assim o ábaco foi criado. Portanto a sua data de invenção é desconhecida devido ao modo que foi inventado.

PRIMEIRO

ÁBACO ENCONTRADO NA HISTÓRIA

O primeiro ábaco de que se tem conhecimento remonta a cerca de 3000 a.C., encontrado na antiga Suméria, uma civilização que floresceu na região sul da Mesopotâmia (atual Iraque). Este ábaco sumério era feito de argila e consistia em pequenas fichas ou contas inseridas em ranhuras de uma tábua plana. Cada ranhura representava uma posição numérica (unidades, dezenas, centenas, etc.), permitindo aos usuários realizar cálculos aritméticos básicos, como adição, subtração, multiplicação e divisão.

Esse tipo de ábaco de argila sumério, conhecido como o “Proto-ábaco”, foi essencial para os sumérios em suas atividades comerciais, administração e registro de transações. Ele influenciou diretamente o desenvolvimento posterior de ábacos em outras culturas, como os ábacos egípcios, chineses e gregos, que também surgiram durante períodos antigos da história humana.

COMO FUNCIONA?

APRENDENDO A USAR O ÁBACO

  1. Funcionamento Básico

Representação Numérica


  • Posições
    : Cada haste do ábaco é designada para representar uma posição específica do sistema numérico utilizado. Por exemplo, no ábaco decimal comum, as posições são unidades, dezenas, centenas, milhares, e assim por diante.


  • Contas
    : As contas são movidas ao longo das hastes para representar quantidades. Uma posição em que uma conta está posicionada indica um valor específico, dependendo da posição numérica que ela ocupa.

Operações Matemáticas


  • Adição e Subtração
    : Para realizar adição ou subtração, as contas são deslizadas para representar os números que estão sendo somados ou subtraídos. Por exemplo, para somar 23 e 15 em um ábaco decimal, você colocaria duas contas na posição das dezenas (20) e três contas na posição das unidades (3), e depois adicionaria uma conta na posição das dezenas (10) e cinco contas na posição das unidades (5).


  • Multiplicação e Divisão
    : Para multiplicação, pode-se usar repetição de adições ou subtrações no ábaco para representar o multiplicando e o multiplicador. Para divisão, a operação é mais complexa, geralmente envolvendo a manipulação das contas para representar o divisor, dividendo e quociente.

PARCEIROS: